segunda-feira, 16 de março de 2009

CIO

O Cio é a época em que a fêmea, por estar ovulando e pronta para a reprodução, aceita o macho para que possam acasalar. Isso normalmente ocorre a cada seis meses com as cadelas e várias vezes ao ano no caso das gatas.
Nas gatas, que podem apresentar um cio por mês, o cio pode ter duração de 6 a 10 dias dependendo da raça e do organismo de cada animal.Diferentemente do que ocorre com as cadelas, a ovulação da gata acontece todas as vezes em que há o cruzamento com o macho, o que faz com que as gatas procriem muito mais que as cadelas. É importante que se saiba, ainda, que a prenhez das gatas dura entre 62 e 65 dias.
Nas cadelas, a idade do primeiro cio pode variar entre o 6º e o 14º primeiros meses de vida, dependendo das condições do animal, condições climáticas, condições hormonais e, inclusive, do porte.
Até os 9 meses de idade, o acasalamento é desaconselhável pois a cadela ainda não se desenvolveu por completo, o que causaria danos à sua saúde e de eventuais filhotes. O período recomendado para o acasalamento é do 18º mês de vida em diante, ou seja, a partir do 3º cio.
Normalmente, o tempo de duração de cada cio é 15 e 20 dias podendo, também, variar de animal para animal. O período fértil (ocasião onde a cadela aceita o macho e não mais apresenta sangramento) ocorre nos 4 últimos dia do cio (mais ou menos no 11º dia), que é o período onde a cadela encontra-se pronta para acasalar.
Uma vez fecundada, o período de gestação da cadela é considerado curto por durar mais ou menos 60 dias.
No início do cio a cadela pode apresentar algumas modificações de comportamento como mostrar-se mais agitada, urinar com mais freqüência, tornar-se mais dócil, etc.
Em alguns casos, a cadela pode não apresentar sangramento durante o cio; é o chamado cio seco, onde o único sinal de que a cadela está no cio é o aumento se sua vulva. O cio seco não indica que o animal esteja doente, mas pode ser tratado com o auxílio de hormônios a critério do veterinário.
Há casos onde cadelas com mais de 1 ano de idade ainda não tenham apresentado cio, o que ocorre pela ausência da secreção ovariana. Se isso ocorre, não há motivos para grandes preocupações pois não há doença alguma; somente haverá a necessidade de tratamento para que a situação seja revertida e a cadela passe a apresentar cio caso o proprietário deseje que a cadela procrie.
O cio das cadelas, na maioria das vezes, deixa de acontecer por volta dos 13 ou14 anos de idade mas, como em outras situações, isso pode variar de acordo com vários fatores.
A cadela pode ser considerada boa reprodutora até seus 8 anos de vida, aproximadamente; período em que a prenhez não representa riscos à sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário