terça-feira, 17 de março de 2009

CONTROLE DE PULGAS

A pulga é um dos principais ectoparasitas que acomete os animais de companhia e o homem. Necessitam do sangue dos seus hospedeiros para sobreviver e além do desconforto que causam no momento picada são responsáveis por dermatites alérgicas e pela transmissão de diversos agentes causadores de doenças como vírus, vermes e bactérias.
Durante o seu ciclo biológico, a pulga passa pelas fases de ovo, larva, casulo pupal e adulto. Em condições ideais de temperatura e umidade, o ciclo total pode se completar em 30 dias. As pulgas do cão e do gato depositam seus ovos nos pelos dos animais. Em poucas horas, esses ovos caem ao solo e nesses locais (frestas dos assoalhos, debaixo de almofadas de poltronas e sofás, bordas de colchões, base de tapetes e carpetes) é que se desenvolverão as fases jovens da pulga. Ao atingirem o estágio adulto permanecem dentro do casulo à espera de algum estímulo para emergir, como calor, vibração, barulho, alterações na concentração de CO2 e na umidade relativa do ar. Na ausência destes estímulos podem permanecer no casulo em repouso por longos períodos.
O controle das pulgas deve sempre ser feito no ambiente e nos animais. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou até mesmo eliminar a infestação por pulgas numa residência, tais como:

1. Colocar sempre uma toalha limpa onde o animal dorme lavando-a uma vez por semana. Dessa forma, eliminam-se os ovos que são periodicamente depositados sobre o hospedeiro. Se o piso da residência for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo.

2. Fazer o uso de aspirador de pó, semanalmente, desta maneira removem-se as formas jovens das pulgas presentes no ambiente. Além disso, o aspirador de pó alcança locais que muitos inseticidas não conseguem atingir. Sempre descartar o filtro do aspirador após a limpeza, uma vez que as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados pelo aspirador ou pulgas adultas podem emergir de suas pupas e re-infestar o ambiente.

3. Cortar a grama e limpar quintais e jardins periodicamente para evitar ambientes úmidos e propícios para o desenvolvimento das larvas.

4. Animais que são levados, freqüentemente, para passeios na rua ou parques devem estar sempre protegidos por produtos com efeito residual. Durante esses passeios os animais se re-infestam e é mais fácil evitar a introdução de pulgas na residência do que controlá-las depois de instaladas. Consultar sempre um Médico Veterinário o qual indicará o produto mais adequado a ser utilizado.

No caso de infestações muito altas, deve-se contratar o serviço de uma empresa especializada no controle de pragas urbanas.

Fonte: Instituto Biológico de São PauloTexto: EDNA CLARA TUCCI
- PESQUISADORA CIENTÍFICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário