domingo, 22 de março de 2009

INFORMAÇÕES BASICAS PARA GATOS

Seja paciente e carinhoso quando seu gato mudar para sua residência, eles demoram alguns dias até se adaptar. Deixe-o em lugar limpo e aquecido, principalmente os filhotes. Elogie sempre seu animal de estimação sempre que ele fizer coisas certas, não dê palmadas nem esfregue seu focinho no chão se ele fizer cocô ou xixi em lugar inaproprIado, limpe e passe desinfetante, assim ele não voltará a fazer neste local (use jornal, pipdog, areia, etc).

HIGIENE

Higiene é saúde. Banhos e escovagem devem fazer parte dos hábitos do seu animal. Para proteger seu animal de maneira adequada consulte regularmente a S.O.S ANIMAL.

Banho - Quando necessário, haja visto que os felinos tem o habito de se limparem. Use sabão neutro ou produtos específicos para gatos.

Olhos e Ouvido - Olhos e ouvidos não devem conter secreções
.
Dentes - Merecem atenção especial. Habitue a examiná-los rotineiramente. Gatos sem dentes não mordem, não mastigam corretamente os alimentos e adoecem. É aconselhável uma avaliação periódica para remover tártaro existente.

PULGAS - CARRAPATOS - PIOLHOS
São ectoparasitas e transmissores de doenças aos animais e aos seus proprietários. Previna-os, existe uma série de produtos com efeito residual que os veterinários da S.O.S. ANIMAL poderão orientá-lo para prevenir ou tratar.

VERMES
São endoparasitas. A melhor maneira de trata-los é identifica-los fazendo periodicamente o exame parasitológico, depois vermifugue. Vide zoonoses no final deste texto.

TABELA PARA O PRIMEIRO ANO PARA GATOS
- Dentes de leite - 2 a 4 semanas
- Dentição permanente - 11- 30 semanas
- Desmame - 7 a 10 semanas
- Controle de Verminose - 4 e 8 semanas (Consulte nossos Veterinários)
- Idade para o acasalamento - 12 meses de idade
- Esterilização da fêmea - se não houver interesse reprodutivo após os 6 meses de idade
- Castração do macho - 12 meses

Algumas doenças em gatos são muito sérias e a única maneira de protege-los é através da vacinação. Os filhotes merecem atenção especial e devem cumprir um esquema de vacinações para uma completa imunidade. A saúde de sua família é muito importante e pode depender da saúde de seu animal. Zele pôr ele.

Vacinas: ESQUEMA UTILIZADO PARA GATOS NA S.O.S. ANIMAL
Idade Vacina
60 dias 1a. dose da TRÍPLICE FELINA (Panleucopenia, Calicivirose e Rinotraqueíte)

90 dias Reforço da TRÍPLICE FELINA
120 dias Reforço da TRÍPLICE FELINA + Anti-rábica

Todos os animais deverão receber reforços anuais da TRÍPLICE FELINA + ANTI- RÁBICA

ALIMENTAÇÃO
Do primeiro ao vigésimo dia de vida o alimento deve ser exclusivamente o leite materno. Após 3 a 4 semanas de idade de leite deixa-se ração disponível para que eles comam o quanto desejarem, até que eles estejam inteiramente demamados (6 a 8 semanas). Após o desmame siga o esquema da tabela abaixo e mantenha sempre água fresca à vontade:

Quanto a quantidade, verificar no pacote de ração. As quantidades reais a serem dadas dependem do nível de atividade, da qualidade da ração e do meio ambiente. Você deve dar a quantidade que mantém o animal em sua melhor forma física.
Para animais castrados e idosos existem programas específicos. Consulte nossos veterinários para esses casos específicos.

PRINCIPAIS DOENÇAS DOS GATOS

Síndrome Urológica Felina (SUF)
A sindrome urológica nada mais é do que a cistite do gato. Como nos homens, esta cistite se traduz no gato por necessidades freqüentes e urgentes de urinar acompanhada de uma dor aguda.O gato vai mais freqüentemente do que o habitual à sua liteira (caixa de areia). Ele mostra sinais de dor quando urina e pode mesmo soltar gritos. As vezes encontramos um pouco de sangue em sua liteira..
É uma enfermidade que compreende desordens no trato urinário inferior dos felinos (ureteres, bexiga e uretra). Inicialmente o gato urina com freqüência e demonstra dor, permanece pôr muito tempo em posição normal de micção. Na maioria das vezes se observa sangue na urina e mais tarde uma obstrução da uretra (pôr plug de proteína ou cálculos), e então o gato está incapacitado de eliminar a urina.Com isso sua saúde se deteriora rapidamente, pois ele não consegue eliminar seus metabólitos como uréia e creatinina, levando a um quadro de intoxicação (uremia pós renal).
Se seu gato apresenta dificuldade em urinar consulte urgentemente nossos veterinários. Para animais castrados existem rações apropriadas, assim como para cada idade. Os alimentos formulados para gatos são eficazes na prevenção dos cálculos urinários. A partir da generalização dos regimes acidificantes, a freqüência da síndroma urológica felina tem diminuído fortemente.

AS DOENÇAS VIRAIS
- Panleucopenia Infecciosa (Parvovírus Felino)Esta doença viral, muito contagiosa, provoca diárreia, vômitos, febre, e uma mortalidade muito alta, especialmente em filhotes . Um tratamento não terá chance de sucesso se não for feito logo no inicio. A vacinação é muito eficaz contra esta doença.
- A coriza (Rinotraqueíte Felina)Esta doença provoca corrimento ao nível do nariz e dos olhos, espirros, febre e lesões ulcerativos da boca. Não tratada, a coriza se complica e pode levar a corrimentos purulentos ao nível dos olhos e nariz, e pneumonia. A coriza pode ser causada por diferentes virus e bactérias. A vacinação permite minimizar os sinais e as complicações.
- A raiva.
A raiva é uma doença viral que ocasiona pertubações no sistema nervoso (comportamento anormal, agressividade, incapacidade de engolir,...). Ela é incurável, fatal e transmissível ao homem. A vacinação é um meio eficaz de prevenir a raiva e regida pela lei.
- A Leucemia felina. O virus da leucose provoca nos animais infectados tumores e doenças do sangue. O período entre a infecção pelo vírus e o aparecimento dos sinais clínicos pode durar vários anos. Os gatos são infectados pelo contato com animais portadores do vírus, que não obrigatoriamente exprimem a doença. A análise de uma gota de sangue permite ao veterinário determinar se o gato é portador do vírus. Não é recomendável deixar animais sãos e portadores juntos. Há uma vacina disponível com seu veterinário.
- A "aids do gato" ou F.I.V. (feline Immunodeficiency Virus) Um vírus provoca nos gatos uma síndrome de imunodeficiencia muito semelhante àquela encontrada no homem. Este vírus não é transmissível ao homem . Os gatos são infectados quando mordidos por um animal portador do vírus. A incubação é longa mas seu veterinário pode identificar os gatos soropositivos. Nenhuma vacina, nem tratamento estão disponíveis até hoje.
- A Peritonite Infecciosa Felina ou P.I.F. (Coronavírus) É uma doença viral, que afeta sobretudo os gatos em gatis ou agrupados em grande número portanto, é difícil estabelecer o diagnostico no estágio inicial da doença. Hoje não existe tratamento, somente boas práticas em gatis que permitem diminuir o risco de contaminação entre os gatos. Consulte seu veterinário.

AS DOENÇAS PARASITARIAS
- Os parasitas internos .Os gatos podem ser contaminados por um certo número de (vermes). Durante a visita de vacinação, consulte seu veterinário sobre os vermífugos e os esquemas de vermifugação.
- As pulgas.Ao sair, o gato tem grandes chances de contrair pulgas. Prevenir e tratar os problemas de pulgas implicam não somente no tratamento do animal, mas também do ambiente em que ele vive. A ingestão de pulgas pelo gato pode provocar uma infecção por tênia (ver parasita transmitidas por pulgas ). Consulte nossos veterinários.

AS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS AO HOMEM
- A toxoplasmoseEste pequeno parasita tem poucos conseqüências para a saúde de seu gato, mas pode ter conseqüências graves para a mulher grávida. Por prudência, é aliás recomendável entre outras coisas, evitar manipular filhotes e liteiras (caixas de areia).
- A "tinha".Infecção devida a fungos microscópicos.No homem, eles provocam sobre a pele uma lesão circular com borda vermelha, muito pruriginosa : o anel de " Santa Catarina ".
- A doença da unha do gato.Infecção bacteriana que se propaga lentamente (semanas) em conseqüências a uma gripe.A maioria das casos se curam espontaneamente.
- Larva Migrans cutânea – Bicho geográficoÉ causada por um verme de cão (Ancylostoma). Causa prurido intenso, erupções de forma irregular e é pego por via percutânea (pela pele). Comum em locais onde se mantém areia como parquinhos infantis.
- Larva Migrans visceral
É causada por um verme de cão e gato (Toxocara sp). Os sintomas variam de acordo com a localização da larva (aumento de fígado, baço, tosse, uveíte etc) e é contraído através de ingestão de ovos (muito comum também em areia).
- A Raiva
Apesar de controlada, ainda gera muita preocupação na saúde pública, por ser uma doença fatal.
- A Leptospirose
Doença também muito importante pois é mais comum do que imaginamos. O cão pode apresentar a doença e inclusive ser portador assintomático.
CURIOSIDADE: Você sabia ?
A ALERGIA POR PÊLOS DE GATO, na realidade, trata-se de uma alergia à saliva que o gato deposita sobre seu pêlo durante a toalete. A proteína responsável pôr esta alergia provoca reações sintomáticas nas pessoas sensíveis como os olhos lacrimejantes, congestão facial e coriza. Hoje existem tratamentos que aliviam estes sintomas.

http://www.sosanimal.com.br/gatos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário