sábado, 2 de maio de 2009

Tumor venéreo transmissível ou Sarcoma de Sticker

O que é?

É uma neoplasia ( câncer ) que normalmente ocorre em cães adultos. Muito comum em países de clima tropical e subtropical como o Brasil.



Qual a etiologia (causa) e incidência?

As células do tumor, que são mutadas, são esfoliadas e transplantadas de animal para animal. Não se sabe ainda o porquê ocorre está mutação celular.



Ocorre com maior freqüência em animais em idade adulta, sendo as fêmeas mais afetadas que os machos. O grupo de maior risco se compõe dos cães errantes.



Como é transmitido?

Na maioria dos casos é transmitido via contato sexual (cruzamento). Outras formas de transmissão são relativas ao comportamento social dos cães como, farejar e lamber a área genital e até mesmo por ferimentos causados por mordidas. A transmissão é feita na forma de transplante das células neoplásicas (cancerosas) do animal doente para o são.



Onde ele se localiza?

Por ser sexualmente transmissível, principalmente, se localiza nas mucosas vaginal (fêmeas), prepucial e peniana (machos). Em alguns casos raros, pode ocorrer a metástase nas narinas, cérebro e outros órgãos.





Tumor venéreo transmissivel em pênis de cão





Quais os sintomas principais?

Presença de tumores na vagina, pênis ou prepúcio. Com aparecimento de secreção sero-sanguinolenta pela vagina ou pênis. No início aparecem nódulos avermelhados pequenos (1 a 3 cm) e depois se desenvolvem em massas tumorais de até 10 cm de diâmetro. Pode ocorrer re-infecção.



Como tratar?

Pode-se utilizar a retirada cirúrgica, a quimioterapia ou a radioterapia. Destes tratamentos a quimioterapia é o que produz resultados mais satisfatórios. A quimioterapia deve ser acompanhada de exames clínicos e complementares (hemograma).



Se o cão sofrer de alguma alteração sanguínea concomitantemente com o tumor, poderá ocorrer hemorragia profusa. Muitas vezes podem ocorrer alterações na forma ou até mesmo obstrução da vagina nas fêmeas e fimose em machos.



Como prevenir esse tipo de doença?

A melhor prevenção para o TVT é não deixar os cães cruzarem sem um controle criterioso, uma vez que a transmissão se dá via contato sexual. Procure sempre saber das condições de saúde tanto do macho como da fêmea escolhidos para o cruzamento.



Outro fator importante é não permitir que os cães saiam livremente pela rua, porque em um destes passeios ele poderá cruzar, sem mesmo o dono saber, e contrair a doença. Uma vez diagnosticado o TVT os cães devem ser afastados da reprodução até a remissão total dos sintomas.





_________________________



Nota do HV SOS ANIMAL:



Notando alguns dos sinais expostos acima procure um dos nossos veterinarios que estão preparados para orientá-lo no diagnostico e no tratamento mais adequado para cada caso.

Fonte: Profa. Dra. Silvia E. Crusco
http://www.sosanimal.com.br/verartigo.php?id=82

SERÁ QUE SEU CÃO SOFRE INFLUÊNCIA DOS SIGNOS ASTRO??

Os signos de elemento Fogo formam um grupo ativo, entusiasmado, com um certo brio e imponência não encontrados em outro elemento.

Os signos de elemento Terra tendem a ser mais estáveis e interessados em fazer suas tarefas certas desde a primeira vez. Sobressaem-se no aspecto da obediência.

Os signos de elemento Ar tendem a conflitos e nervosismo como os de elemento Água. São amigos afáveis e adoram atividades e viagens.

Os signos de elemento Água devem ser manejados com muita gentileza pois estão entre os mais dóceis e leais e necessitam de você mais do que você pensa.


PERSONALIDADE DE CADA SIGNO:

Áries - elemento Fogo
Sempre em disputas, perde a cabeça facilmente. Não é tímido nem retraido e sim bravo, nobre e determinado. Se não for treinado adequadamente, leva a família por diante

Touro - elemento Terra
Gosta de estar ao ar livre, de boas comidas e bastante exercício. É obediente, pois tem amor à perfeição. Pode ser obstinado.

Gêmeos - elemento Ar
Sempre está trocando de humor e pode ser muito nervoso. Seu treinamento deve ser feito com carinho e amizade. Gosta de festas, viagens e companhia. A vida com monotonia não serve para ele.

Câncer - elemento Água
Embora amante da paz, ele luta com ferocidade por sua casa e mestre. É muito leal. Muito descuidado e instável influencia-se com mestres grosseiros e neuróticos.

Leão - elemento Fogo
Gosta de se mostrar, porte majestoso. Adora ser admirado e é muito leal. No treinamento precisa de elogios e carinhos.

Virgem - elemento Terra
Adora perfeição. Adora fazer as tarefas exatamente do jeito que devem ser feitas. Quando filhote, absorve os ensinamentos . Nunca demonstre muita compaixão a um virginiano adoentado, pois ele se julgará bem mais doente do que está.

Libra - elemento Ar
Aceita melhor o treinamento em lições curtas ou pode perder o interesse. Seja gentil durante o treinamento senão ele perderá a compostura. É afetuoso e sociável.

Escorpião - elemento Água
É ativo, dominador e pode ser muito ciumento. Não estimule seu ciume. O treinamento deve ser calmo e gentil.
Sagitário - elemento Fogo
É atraído por jogos de argola e atividades excitantes. Adora bons amigos e festas.

Capricórneo - elemento Terra
Adora grandes espaços. Se resguardado quando filhote, tende a viver por muitos anos. Salienta-se como rastreador de coisas ou pessoas.

Aquário - elemento Ar
Amizade é a marca registrada deste signo. Gosta de harmonia e bons amigos. Em treinamento, somente aprenderá com elogios.

Peixes - elemento Água
É o mais sensível de todos. Gosta de estar em atmosferas calmas e agradáveis. Treine-o sem assusta-lo. Pode tornar-se indolente e tendem a engordar.

COMO ADMINISTRAR COMPRIMIDOS A SEU GATO!!!!

1-Peça para alguém segurar as patas dianteiras e o peito do seu gato por trás, de forma que você fique livre para fazer o resto. Se vocês estiverem com dificuldades, enrole um cobertor ou toalha em volta do gato.

2-Coloque sua mão por cima da cabeça do gato, evitando sua mandíbula. Levante a cabeça até que o nariz do animal esteja apontando para o teto. Quando a boca se abrir, use a outra mão para segurar o comprimido e pressionar para baixo a mandíbula. Empurre o comprimido o mais fundo possível sobre a língua.

3-Feche a boca do animal, certificando se de que o seu auxiliar continua segurando firmemente o animal. Esfregue um pouco o nariz do gato. Isto o estimulará a lamber o nariz, obrigando-o a engolir o comprimido. Lembre-se de sempre fazer muito carinho após este procedimento.

Evite medicamentos da linha humana. Alguns medicamentos como ibuprofen, aspirina e acetaminofen podem causar sérios efeitos colaterais ou mesmo serem fatais.

Siga sempre exatamente as doses e tempo de tratamento recomendado por seu médico veterinário, mesmo que o seu animal tenha se recuperado muito rapidamente. Parar por conta própria a medicação antes do tempo previsto aumenta a possibilidade de recaídas e pode diminuir a eficiência da medicação.

Quanto mais rápido você completar os procedimentos acima, melhor.

Comprimidos recobertos são de mais fácil deglutição e não dissolvem tão facilmente, o que é importante caso você necessite tentar mais de uma vez.

Se você não conseguir fazer o animal engolir o comprimido, tente disfarçá-lo com algum alimento que o seu animal goste muito.(pergunte antes ao seu médico veterinário, pois alguns medicamentos não devem ser administrados com comida).
Fonte: http://www.veterinariaonline.com.br

DICAS DE NOMES PARA SEU PET

A Agatha, Aguia, Akira, Aladim, Alcapone, Alf, Allysson, Alpha, Andy, Angel, Anny, Antares, Anubis, Anuska, Apache, Apolo, Aramis, Argos, Argus, Aron, Artêmis, Aruk, Arusca, Astor, Astra, Atena, Atenas, Athila, Athos, Axel, Aya.

B Babalu Babucha Baby Bacco Bacon Bali Baloo Balu Bambam Bambi Bandit Banzé Barbie Barney Bart Baruk Basko Batata Benji Benson Bernardo Berry Best Bia Bianca Biba Bidu Bill Billy Bilu Bimbo Bingo Bionda Biruta Biscuí Blanch Blenda Bob Bobby Boby Bogus Bolinha Bolota Boneca Bongo Bonny Boomer Bóris Boss Boy Bradock Branca Branco Brenda Brida Brigite Brisa Bruce Brussi Bryan Buba Bubaloo Bud Buffy Buggy Bunny

C Cacau Caco Café Candy Capitu Carol Cassius Catarina Catita Catito Cebolinha Ceci César Chaplin Charles Charlie Cherry Cheyenne Chiclete Chico Chiquinha Chiquita Chocotone Chokito Chuca Chucky Chumbinho Chuvisco Cindy Clara Coca Cocada Colosso Cometa Conan Costelinha Cowboy

D Dallas Dandy Danger Danny Dara Darling Darwim Dasha Debby Dedé Dexter Diana Dick Digo Dina Dinamite Dingo Dolly Doris Dotty Draco Duck Dudinha Dudu Dunga Duqueza

E Ed Eddie Eloy Elvis Emma Enzo Espoleta Etti Eva Evelyn

F Fadinha Fafá Fanny Feijão Felix Fênix Fifinha Filó Fininha Fink Flag Flash Flexa Flofy Floquinho Florinda Fofão Foquinha Frajola Francis Franz Fred Freddy Frida Fritz

G Gaby Galileu Garfield Gatão Gi Giga Ginger Gisela Golias Gorda Gordo Grace Greco Gretha Guerra Guerreiro Guga

H Habiba Haiat Half Hammer Hana Hans Happy Haven Hebe Hebert Helena Helga Hera Hilary Hinna Honey Hook Host Huck Hugo

I Igor Inês Ingrid Iris Isabela Isis Isolda Iuli Iury Ivan Iza

J Jack Jady Jaffar Janjão Janne Jasmim Jason Java Jedi Jerry Jessie Jimmy Joca Joe Johnny Jr Juju Jujuba Jully Juquinha

K Kadu Kafú Kaiser Kako Kallinda Kauê Kay Kelly Kevin Kika Kiko Killer Kim Kimberly Kinder King Kirk Klynger Kyara

L Lady Laika Laila Lala Lana Lassie Leka Leo Lili Lilica Lily Linda Lion Lisa Lobo Logan Lohan Lorayne Lord Luana Luar Luau Luck Lucy Ludovico Ludy Luke Lully Lulu Luma Luna

M Mack Mackenzie Madonna Magali Magoo Malu Mamute Marcel Margot Marrom Mascote Max Meg Mel Merry Mickey Mike Mille Mina Minie Minuxa Miuka Miuxa Molly Mony Moon

N Nanico Nanny Napoleão Natasha Negão Nego Nero Nescau Nestor Neve Nick Nicole Nicoly Nikita Nina Nino Noel Nully Nuno

O Odin Okla Oliver Olívia Orca Orpheu Oscar Osiris Otto Ozzy

P Pajé Paloma Panda Pandora Pantera Paquita Patty Pedrita Pelé Penélope Penny Pepeu Perycles Peter Pierre Pingo Pink Pipoca Pirata Pitoco Pluto Pompom Pongo Popeye Popó Porsche Potter Preta Preto Puff Puppy

Q Quanno, Quanty, Quartzo, Queen, Quicky

R Radar Raicow Raoni Raul Ray Rayka Rei Rex Richard Rick Rin Tin Tin Ringo Robin Ruffus Russo Rusty

S Sabrina Sacha Saddam Sally Samantha Samy Sandy Sansão Sarah Satã Saymon Scar Scarlett Scary Scott Sebastian Shadow Shake Shana Sharon Shenna Sherlock Sherry Shiva Shivan Silverado Simbad Sivuca Skip Slash Slink Slot Smart Sniff Snoopy Snow Sombra Sophia Sparky Spike Sultão Sushi

T Tainá Talita Tambor Tango Tasha Tatty Tauleique Taurus Taysom Teco Teddy Teka Tekila Tequila Terry Thabata Thor Tiazinha Tico Tieta Tigger Tobby Tobias Toddy Toffy Tommy Toro Totó Tubarão Tucho Tupã Turco Turquesa Tutti Tutty Tutu Typpi Tyson

U Ulisses Ulla Ully Uriel Ursinho Urso

V Vadão Vany Vavá Venus Veruska Vick Vida Viking Vivi Vulcano

W Wendy, White, Whoopy, Willy, Wine, Winnie, Wild

X Xereta, Xerife, Xika, Xodó

Y Yago, Yana, Yankee, Yuri

Z Zaira Zazá Zeca Zefa Zelda Zero Zetti Zeus Zezinho Zico Zizi Zork Zorro Zulu


Fonte: Site: www.sosanimal.com.br

catarata

O que é uma catarata ?
Como uma câmera, os olhos têm uma lente(cristalino) dentro deles que é usada para foco. Uma catarata é qualquer opacidade do cristalino. A opacidade pode ser muito pequena (catarata incipiente) e não interferir com a visão. Ela pode envolver mais o cristalino (catarata imatura) e causar visão embaçada. Eventualmente, toda a lente fica nebulosa, e toda visão funcional se perde. Esta é chamada catarata madura.

O que não é catarata ?
Todos os cães geriátricos desenvolvem um endurecimento da lente (Esclerose Nuclear) que leva o cristalino a ter uma aparência acinzentada.Isto geralmente não interfere com a visão.

Por que meu cão desenvolveu uma Catarata?
A maioria das cataratas em cães é herdada. A catarata pode se desenvolver rapidamente em semanas, ou lentamente através dos anos, em um ou ambos os olhos.
Como os humanos, cães também desenvolvem cataratas com a idade (freqüentemente após oito anos de vida).
Cataratas também podem se desenvolver em cães com diabete mellitus ou em filhotes órfãos em uma dieta de substituto artificial de leite.

Como as Cataratas são tratadas?
Uma vez que a lente desenvolveu uma catarata, não há método conhecido de tornar a lente clara novamente. Cataratas maduras e imaturas podem ser tratadas cirurgicamente com sua remoção.
Os procedimentos e o equipamento usados para remover cataratas em cães são os mesmos usados em humanos. Através de uma pequena incisão, realiza-se a cirurgia.A técnica usada é a de facoemulsificação, onde uma sonda especial emulsifica ultra-sonicamente e remove a catarata. Depois que toda a lente é removida, uma lente artificial é aplicada no saco capsular, chamada lente intraocular. A cirurgia é realizada com microscópio de micro-cirurgia. Não realizamos a cirurgia em ambos os olhos ao mesmo tempo.

Após cirurgia de catarata, os cães vêem quase normalmente, dependendo se é aplicada a lente intra-ocular ou não. Após a cirurgia, as cataratas não voltam. No entanto, alguns cães podem ter uma menor visão alguns anos após a cirurgia devido à mal-formação do tecido de cicatrização, glaucoma ou desligamento retinal. Em alguns casos, a colocação de uma lente intraocular não é possível. Estes cães ainda vêem melhor, mas são mais hipermetropes e os objetos ficam fora de foco, no entanto, não se batem nos obstáculos. A córnea faz dois terços do foco do olho, então a visão ainda estará presente, mas não perfeita se a lente (que faz um terço do foco) não pode ser aplicada.

Por que cirurgia de Catarata é tão cara?
A cirurgia de catarata é onerosa porque requer equipamento e treinamento especializado. Os instrumentos usados para cirurgia de catarata em cães são os mesmos usados em cirurgia de catarata em humanos. Além do mais, você está pagando pelo treinamento avançado de um oftalmologista veterinário.

E se a cirurgia de Catarata não é realizada?
Cataratas maduras e imaturas causam uma inflamação reativa séria dentro do olho (Uveíte facolitica) que deve ser tratada com medicamentos, se a cirurgia for realizada ou não. Cirurgia de catarata é um procedimento eletivo. Se não for realizada, colírios antiinflamatórios serão necessários para o resto da vida, assim como reconsultas oculares periódicas.A uveite facolitica pode levar a complicações como glaucoma ou retina desligada, além de diminuir a chance de sucesso na cirurgia de catarata. Há uma época melhor para realizar a cirurgia. Quanto mais cedo a catarata puder ser removida, melhor.
O que está envolvido em realizar cirurgia de Catarata em meu cão?
O primeiro passo é ter seu animal examinado para determinar se é um bom candidato para cirurgia. Se ele “passa” nestes testes, a eletrorretinografia (ERG) é marcada como procedimento. Ela é realizada sob anestesia geral. O teste de ERG avalia a função retinal, já que é vital que a retina esteja funcional para se realizar a cirurgia de catarata. Algumas vezes a ultra-sonografia do olho também é realizada.Se seu animal “passa” pelo teste de ERG, a cirurgia pode ser marcada.
( Imagem de um exame ERG onde paciente apresenta boa visão) Os olhos precisam de dois dias de medicação pré-operatoria imediatamente antes da cirurgia. No dia da cirurgia seu animal precisará chegar na clínica na hora marcada para receber tratamento ocular intensivo antes da cirurgia. A cirurgia é realizada e seu animal vai para casa no mesmo dia. Ele não terá curativos no olho. A visão geralmente melhora durante a primeira semana. A maioria dos cães mostra pouca ou nenhuma dor após a cirurgia. Seu animal vai precisar de vários tipos de colírios varias vezes ao dia pelas primeiras duas semanas após a cirurgia. Seu animal DEVE usar um colar elisabetano nas primeiras duas semanas após a cirurgia, para impedir autotrauma aos olhos.

Que riscos estão envolvidos na cirurgia de Catarata?
A cirurgia de catarata é um procedimento de muito sucesso, mas há riscos. As chances de seu animal ter visão melhor após a cirurgia são altas (90%-95%). Mas há 5-10% de chance do seu cão não recuperar uma boa visão devido a complicações, e ele pode ficar permanentemente cego no olho operado.

Fibrose capsular. Todos os cães desenvolvem algum tecido de cicatrização intraocular, que se em excesso, limitará a visão.

Glaucoma. O glaucoma (aumento na pressão ocular) pode ocorrer em cães que fazem cirurgia de catarata, e pode não causar perda completa de visão, mas também requer medicações adicionais. Pode causar perda do olho se não for controlado.

Desligamento retinal. As vezes é possível, e a taxa de sucesso é baixa nesta complicação, que geralmente resulta em perda visual completa.

Infecção Intraocular. É rara, e se não controlada pode causar perda do olho assim como perda visual completa.

Anestesia geral. A segurança na anestesia progrediu tremendamente durante os últimos cinco anos. No entanto, mesmo cães saudáveis PODEM MORRER SOB ANESTESIA GERAL. Nós levamos a anestesia a sério e usamos apenas as últimas e mais seguras medicações. Todos os animais são monitorados extensivamente. Todos os animais recebem anestesia inalatória e monitoramento de sua oxigenação sanguínea, respiração, temperatura e função cardíaca.
Assim, seu animal tem estes riscos se a cirurgia de Catarata for realizada.
Fonte: http://www.clinicalieberknecht.com.br/cataratas.htm

como controlar pulgas

São insetos ectoparasitas hematófagos do homem e de outros animais de sangue quente.As espécies mais importantes são: pulga do homem (Pulex irritans), pulga do gato (Cetenocephalides felis) e a pulga do cachorro (Cetenocephalides canis), sendo o hospedeiro intermediário da lombriga intestinal do cachorro (Dipylidium caninum).A pulga dos ratos (Xenopsylla cheopis) é a mais perigosa para o homem, sendo um dos vetores da peste bubônica ou peste negra.Outra espécie de caráter importante é a pulga da galinha (Echidnophaga gallinacea).font:Bayer


MEDIDAS PREVENTIVAS P/ CONTROLE DE PULGAS
1 - Retirar o acúmulo de poeira e detritos em frestas de assoalho, carpetes, tapetes, etc ...
2 - Manter o assoalho e as junções do rodapé, calafetados e encerados, pois a cera tem efeito desalojante.
3 - Adotar medidas de prevenção e controle de roedores, para evitar instalação por pulgas provenientes dos mesmos.
4 - Cuidar da higiene dos cães, gatos e outros animais domésticos, mantendo sempre limpos seus locais de repouso.fonte: CVS
Passe aspirador todos os dias, ou varra bem a casa inclusive as frestas entre os tacos e rejuntes de pisos. O habitat natural das pulgas são os pêlos e poeira. Após passar o aspirador, esfregue nos pisos, tacos, tapetes e carpetes uma solução de vinagre (misture 1 copo de vinagre para cada litro de água ).O vinagre funciona como esterilizador.


Controle

o controle das pulgas deve sempre ser feito no ambiente e nos animais. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou até mesmo eliminar a infestação por pulgas numa residência, tais como:
1. Colocar sempre uma toalha limpa onde o animal dorme lavando-a uma vez por semana. Dessa forma, eliminam-se os ovos que são periodicamente depositados sobre o hospedeiro. Se o piso da residência for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo.
2. Fazer o uso de aspirador de pó, semanalmente, desta maneira removem-se as formas jovens das pulgas presentes no ambiente. Além disso, o aspirador de pó alcança locais que muitos inseticidas não conseguem atingir. Sempre descartar o filtro do aspirador após a limpeza, uma vez que as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados pelo aspirador ou pulgas adultas podem emergir de suas pupas e reinfestar o ambiente.
3. Cortar a grama e limpar quintais e jardins periodicamente para evitar ambientes úmidos e propícios para o desenvolvimento das larvas.
4. Animais que são levados, freqüentemente, para passeios na rua ou parques devem estar sempre protegidos por produtos com efeito residual. Durante esses passeios os animais se reinfestam e é mais fácil evitar a introdução de pulgas na residência do que controlá-las depois de instaladas. Consultar sempre um Médico Veterinário o qual indicará o produto mais adequado a ser utilizado. fonte:www.biologico.sp.gov.br


Infestação - Eliminando pulgas do ambiente
Sugerimos o produto da Bayer: K-Othrine SC 25 comumente à venda em lojas de produtos veterinários.Por experiência própria sabemos que durante as 24 horas seguintes à administração do produto as pulgas ainda reajem, mostrando- se altamente vorazes.Passado este prazo o ambiente fica limpo.É importante também voltar a aplicar o produto em quantidade mais branda 15 dias após a primeira aplicação. É o período quando algumas larvas que não foram afetadas pela química eclodem re-iniciando o ciclo.Com este tratamento feito de forma adequada você se livra das pulgas por um período prolongado.
Lembre-se:
Siga categóricamente as recomendações da bula do fabricante.Lembre-se que qualquer pesticida é tóxico, daí ser importante o uso de máscara protetora durante a aplicação.Este produto só é recomendado para ambientes externos, jardins, garagem, pátios, etc. Não o use para aplicações no interior da casa.
Para eliminar infestações de pulgas no interior de casa ou apartamento recomendamos que contrate emprêsas de dedetização.Elas saberão orientá-lo nas medidas preventivas quanto a toxidez do remédio para sua família e quanto aos produtos mais indicados para as características de sua casa ou apartamento.

Anti Pulgas para caes e gatos
Para espantar as pulgas da cama do seu animal doméstico, forre a cama de seu animal com pétalas de rosa.Ou pingue no corpo do animal um pouco de essência de rosa (compra-se em casa de produto natural).Se o animal for cachorro, banho com sabonete "Phebo" preto 1 vez por semana fazem as pulgas desaperecer.Colocar ramos da erva de Santa Maria também ajuda espantar as pulgas dos lugares onde ficam os animais domésticos (principalmente o cachorro).
http://www.fazfacil.com.br/saude/pulgas.html